O Professor de nossos Filhos

Computadores? Televisão? CD-ROM? Internet? Tudo isso pode ser útil (ou inútil, conforme o uso). Mas a essência do aprendizado tem a ver com o professor, aquele que administra, estimula, enriquece e dá vida a uma série de processos que levam o aluno a aprender. Que professor gostaríamos de ter para nossos filhos?

O processo escolar requer que se desenvolvam simultaneamente dois traços contraditórios: disciplina pessoal e curiosidade. Parte do que se aprende na escola é disciplina de trabalho, isto é, o hábito de fazer o que precisa ser feito - apesar de faltar vontade, sobrar desconforto e haver a atração de coisas mais interessantes. Mas, ao forçar esses hábitos pessoais, a escola pode matar a curiosidade espontânea do aluno, seu instinto de explorar o mundo que o cerca, de fazer perguntas só porque não sabe a resposta. Se isso acontecer, perde-se algo valiosíssimo. Mas curiosidade sem disciplina não leva a parte alguma. Ao professor cabe a mágica de orientar o aluno nas duas direções: DISCIPLINA PESSOAL e CURIOSIDADE. Como se dá essa mágica?


Estas são algumas diretrizes que baseiam o trabalho de nossos professores.


O bom Professor:

  • Tem um conceito positivo de si mesmo e de seu trabalho. Ele faz o que gosta, gosta do que faz e se sente realizado porque é professor.
  • Busca as possibilidades de fazer boas coisas diante da adversidade, em vez de procurar as excelentes razões para se desculpar por não havê-las feito. Não se contamina pelo pessimismo dos outros. Em vez disso, ele cria uma ilha de otimismo em torno de si.
  • Sabe mostrar ao aluno a beleza e o poder das ideias.
  • Tem sempre expectativas positivas acerca de seus alunos. Já foi demonstrado que os alunos fracassam quando o professor acha que vão fracassar. Portanto, não os culpe pelo fracasso, pois só atrapalha.
  • Nunca ridiculariza seus alunos. Aliviar o mau humor, mas à custa de maltratar a autoestima do aluno, é péssima ideia.
  • Consegue que seus alunos participem ativamente da aula. Educação não se despeja goela abaixo. Aprender um processo ativo, em que o aluno trabalha (intelectualmente) tanto quanto o professor.
  • Dialoga com os colegas e pede conselhos quando tem problemas com os alunos. Ser professor é aprender constantemente, com os alunos e com os colegas que já viveram situações semelhantes.
  • Não vê os pais como adversários temíveis, mas como aliados e parceiros.
  • O bom professor consegue que todos aprendam o que têm a aprender, que cada um aprenda quando está pronto para tal e que sejam felizes no aprender.

FONTE: Claudio de Moura Castro
Revista Veja - jul/1999